PERGUNTAS E RESPOSTAS (FAQS)

Qual a quantidade de meditação e yoga eu farei?

 

"Você pode se planejar para fazer de 4 a 6 horas de meditação em silêncio por dia divididos em 2/3hrs pela manhã e 2/3 horas pela tarde/noite. Mas não se preocupe, a gente não espera que você medite 2 horas sem intervalo, cada sessão de meditação é de 20/30 minutos e são diferentes. Elas incluem meditação sentada, caminhando e em outros tipos de movimento. Algumas modalidades como yoga e caminhadas são oferecidas diariamente por 1 ou 2 horas. Você poderá se aprofundar em uma prática que te interesse mais."

Posso usar meu telefone celular?

"Nós sabemos que essa é uma preocupação constante entre os participantes. Mas queremos te proporcionar um momento de plena atenção durante o retiro portanto todos os eletrônicos, sejam eles celular, ipod, tablets, microcomputadores ou outros serão guardados pelo nosso pessoal durante todo o período do retiro. Contato de emergência será fornecido aos seus pais/responsável legal antes do início do retiro para que sua família possa te contatar em caso de necessidade. Você verá que no final do retiro você não terá sentido tanta falta de seu celular quanto pensava e até ficar contente por se afastar um pouco do mundo digital!"

Com quantas pessoas eu dividirei o quarto?

"Você vai dividir seu quarto com 2 ou 3 participantes do mesmo gênero. Se você tem sono leve uma máscara para os olhos e um par de tapa ouvidos."

O retiro é todo em silêncio?

 

"Não, não mesmo! Embora tenham períodos de silêncio durante o retiro você terá bastante tempo para conhecer e para conversar com outros participantes durante as refeições, nos encontros em grupos menores, no seu tempo livre e nos workshops."

Terei que fazer trabalho voluntário durante o retiro?

"Não haverá serviço de arrumação dos quartos durante o retiro e você pode se organizar com seus colegas de quarto para mantê-lo arrumado. Além disso precisaremos de voluntários para ajudar na arrumação do refeitório, cozinha e lavagem da louça. Sortearemos pequenos grupos para realizar estas tarefas a cada refeição."

Poderei praticar esportes durante o retiro?

"Embora nosso programa do retiro seja estruturado para as atividades relacionadas a ele você terá algum tempo livre depois das refeições para caminhar ou correr se não estiver fazendo trabalho voluntário de limpeza do refeitório e/ou lavando a louça."

Posso ir para o retiro com um amigo, primo ou outro membro da família?

"Sim, desde que os limites de idade sejam respeitados, todos são bem vindos. Não espere porém que vocês venham a ficar nos mesmos quartos mas terão bastante tempo para conversar e se conectar durante as refeições, tempo livre e workshops. No entanto a gente encoraja todos a saírem de sua zona de conforto e interagir com pessoas novas."

Minha cabeça não para. Eu acho que sou muito acelerado para meditar. Será que este retiro serve para mim?

"Esta é uma preocupação muito comum! Muita gente pensa, “: eu penso demais, não consigo acalmar minha mente, meditar pode ser bom para os outros mas não para mim”. Se você pensa assim, saiba que não está sozinho! O objetivo da meditação não é de apagar ou silenciar sua mente completamente. Com a prática você perceberá que enquanto medita seus pensamentos e emoções continuam presentes mas não estarão te consumindo. Meditação e mindfulness é sobre praticar o autoconhecimento e a aceitação de você mesmo com seus pensamentos e emoções não fazê-los sumir!"

O retiro pode receber pessoas com dificuldade de locomoção, visão ou audição.

"Embora a gente vá fazer o possível para acomodar jovens com alguma dificuldade específica é melhor que a gente converse com os pais diretamente para nos informarmos melhor e podermos avaliar a situação em conjunto."

Porque as pessoas vão para um retiro? É divertido?

"As vezes a gente escuta “meditação”, “mindfulness” e pensa. Nossa isso parece muito sério e silencioso. Porque eu iria desperdiçar uma semana de férias fazendo isso? Olha só, a maioria dos jovens que participaram de retiros como os do ibme relatam que o retiro foi um dos mais poderosos e divertidos momentos do seu ano. Além de aprender e experimentar várias técnicas de concentração e compaixão, fizeram muitos novos amigos, conheceram novos aspectos de si mesmos mais criativos e divertidos durante todas as atividades. E fizeram amigos para a vida!"

Que tipo de pessoas vão para um retiro?

 

"Olha, não existe um participante “típico”. Normalmente os participantes são um grupo muito diversificado em todos os sentidos. Alguns não são religiosos, outros são budistas, cristãos, judeus ou muçulmanos. Alguns são músicos, outros artistas, esportistas ou muitas outras coisas. Uns se identificam como LGBTQ+. Uns são negros, outros brancos ou multirraciais. O único traço comum entre eles é que são todos humanos, procurando se desestressar e se conectar consigo próprio e criar um círculo de pares.

Retiro Mindfulness

Tel: (11) 94567-9158, thicobrandao@outlook.com

©2019 by ITEMM. Criado com Wix.com

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto